24 de jan de 2012

Fernando Botero no Centro Cultural CEEE

"Após passagens por Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, a individual do pintor colombiano Fernando Botero “Dores da Colômbia” chega à capital gaúcha no dia 21 de janeiro e segue em cartaz até 08 de março de 2012, no Centro Cultural Erico Verissimo. A iniciativa - que conta com o patrocínio da Bradesco Seguros - reúne 67 obras doadas pelo artista colombiano Fernando Botero ao Museu Nacional da Colômbia entre 2004 e 2005. “Sempre quis trazer essa coleção de volta ao Brasil. O conjunto dessa obra mostra como a arte pode denunciar a violência e propõe uma reflexão sobre a sociedade”, diz a produtora executiva da Aori, Denise Carvalho, responsável pelo retorno da mostra ao País.

A coordenadora do CCCEV, Regina Ungaretti, destaca que a proposta é realizar em 2012 uma programação especial, começando por Botero, um artista de renome internacional, com obras expostas em várias partes do mundo.  O período expositivo foi criteriosamente escolhido pelo Centro Cultural, dando oportunidade de conferir a exposição a todos: os que estão em férias e os visitantes e turistas que vêm à capital nos meses de verão.

As seis aquarelas, 36 desenhos e 25 pinturas, que já percorreram várias cidades europeias e latino-americanas, mostram os abusos sofridos pelo povo colombiano como consequência da ação de grupos guerrilheiros, políticos e paramilitares. O conflito que resultou no exílio de 1,5 milhão de colombianos nas últimas décadas é ao mesmo tempo um movimento social que busca as bases para a busca da justiça no país.
Embora retrate uma situação trágica de um período bem determinado, Botero criou as composições com pinceladas de cores vibrantes capazes de atrair e envolver cada vez mais pessoas de todo o mundo no drama colombiano e de outros países que vivem conflitos sociais."

A visitação poderá ser feita até o dia 8 de março, de terça a sexta-feira, das 10 às 19h e aos sábados, das 11 às 18h. A entrada é gratuita. Escolas poderão agendar visitas guiadas  pelo telefone (51)3226.7974. 

Mais informações no blog:

Nenhum comentário: